Essa é uma questão bem conhecida, muito se aborda atualmente sobre meios de emagrecimento de forma rápida, estamos em um momento em que tudo precisa ser muito instantâneo, mas já parou para pensar que não somos uma máquina? Que somos uma constituição de células, que temos gostos, hábitos e crenças diferentes; e que por isso nem tudo que funciona para meu “amigo” funcionará para mim.

Somente reduzir a ingestão de alimentos pulando refeições, ou ficando muito tempo sem se alimentar pode levar a perdas importantes para o funcionamento do seu corpo, na maioria dos casos perde-se principalmente massa muscular, o que levará a mudanças em seu metabolismo que aumentará as chances de ganho de peso.

O emagrecimento irresponsável de forma rápida e com muitas restrições gera trauma; trauma não só físico, mas mental, sua mente tende a te recordar justamente aquilo que você se privou, é natural que você deseje algo em que pense tanto; afinal, não é muito legal você comer uma coisa, desejando outra, então quando você se permitir, você provavelmente irá exagerar, e depois do exagero, vem a culpa, uma palavrinha pequena que define um sentimento tão pesado.

É um ciclo vicioso em que muitas pessoas estão vivendo, gera uma certeza mentirosa em sua mente de incapacidade, fracasso, desilusão, que te distancia cada vez mais da sua autoaceitação.

Pare de basear-se em índices antropométricos isolados, por exemplo: só o peso, ou somente o seu IMC, ou a circunferência da sua cintura. Nem sempre reduzir o peso é o que você realmente precisa, o cuidado com sua saúde deve estar em 1º lugar, entenda que ela é um aglomerado de índices, condições fisiológicas, físicas e mentais, não dá para cuidar de um em detrimento do outro.

A dificuldade em si não é o conseguir emagrecer, e sim como fazer isso sem prejudicar sua saúde e manter. O emagrecimento é um processo interno educacional, onde sua mente, precisará estar em equilíbrio com seu físico.

Enxergue o quanto você é real! Você é muito mais do que um número em uma balança, as curvas do teu corpo não definem quem você é!

Permita que o alimento seja seu amigo, mais do que uma dieta, precisamos ser sensatos e apostar na reeducação alimentar, para um emagrecimento responsável e saudável.

Grande beijo!

Entre em contato comigo, eu terei um imenso prazer em falar com você!  nutricionista@giselecamargo.com.br