Olá 👋🏻você é uma mamãe preocupada e atenciosa? Está no período de introdução alimentar do seu filho? Já conhece os grupos alimentares para compor o pratinho? É muito importante que o prato contenha um alimento de cada grupo.  Vou te falar quais são eles:
·  Cereais e tubérculos – são os arroz (branco, integral...), macarrão, mandioca, batata, inhame, cará, farinhas, aveia, milho.
·  Verduras – espinafre, couve, escarola, agrião, rúcula, alface, almeirão.
·  Legumes – cenoura, beterraba, abobrinha, quiabo, brócolis, couve flor, jiló, chuchu.
·  Leguminosas – são os feijões, ervilha, lentilha, vagem, grão de bico, soja.
·  Proteínas de origem animal – Carnes, ovos, leites e derivados (este último não deve ser ofertado durante a refeição principal, que é almoço e jantar).
·  Não esquecer das frutas (que devem ser ofertadas em sua forma primária e não em sucos) e óleos (sim! De forma consciente os óleos são benéficos para o desenvolvimento da criança).
A orientação seguida deve ser de acordo com o “Guia alimentar para crianças menores de 2 anos” elaborado pelo Ministério da Saúde. “Os alimentos devem ser bem cozidos. Nesse cozimento deve sobrar pouca água na panela, ou seja, os alimentos devem ser cozidos apenas em água suficiente para amaciá-los” (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2002). “Ao colocar os alimentos no prato, amasse-os bem com o garfo e a consistência deverá ter
o aspecto pastoso (papa/purê). SEM PENEIRAR E NEM BATER NO LIQUIDIFICADOR.” (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2002). “A partir dos 8º mês, podem ser oferecidos os mesmos alimentos preparados para a família, desde que amassados, desfiados, picados ou cortados em pedaços pequenos.” (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2002). “Recomenda-se o uso de copinhos para oferecer água ou outros líquidos; dar os alimentos semi-sólidos e sólidos com prato e com colher.” (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2002). Lembre-se sempre de não utilizar temperos industrializados! 
Espero ter ajudado🤗
Mantenha acompanhamento com o seu médico e nutricionista, para assistência, um post nunca será uma consulta! 
Gisele Camargo – CRN3 52281/P